eat art - viviane


Dose forte de Design

A conferência de design, realizada em São Paulo, no Museu de Imagem e do Som reuniu designers e aspirantes de todo o país, sedentos por novidades, pois não é sempre que uma dose extremamente alta e ininterrupta aparece por aqui. Por conta disso o espaço lotou, e só de pessoas realmente interessadas no assunto. Foram quase 10 horas absorvendo e respirando design, essa onda propulsora que visa a criatividade conceitual de "n" milhões de coisas.

A primeira palestra foi uma injeção de ânimo e positivismo. Guilherme Marconi mostrou que com um pouco de iniciativa e "experimentação" se faz um bom trabalho, e mesmo que não seja algo "feito por encomenda" o resultado sempre é motivador, pois você aprende muito mais quando põe a "mão-na-massa". Marconi apresentou uma série de estampas e uma série de adesivos para diversos suportes.(1)

Logo depois, Ana Straling. Você provavelmente já viu alguma vinheta dessa garota. Starling mostrou primeiro seus trabalhos impressos, depois o que a consagrou atualmente, as vinhetas da MTV. Sim ela tem ótimas idéias, mas poderia falar mais sobre como concebê-las.(2).

Depois do almoço, o arquiteto-designer-fotógrafo mais "vida-boa" de todos subiu ao palco. Foi um show à parte, descontraído e com um senso de humor à flor-da-pele arrancou gargalhadas do público a cada oportunidade. Rafic Farah é o nosso exemplo de que um bom papo resolve muita coisa. Ele já fez logos famosas como o da revista TRIP, do restaurante America e da marca Omino, que aliás rendeu uma ótima história. Simplesmente traduziu em um pouco mais de uma hora o que Marcel Duchamp relatou em 1957, em "O processo criador".

Marcelo Moura(3) entrou em seguida e mostrou também que sonhos podem sim, aliados com muita força de vontade, tornarem-se realidade. Moura sonhou em trabalhar na Walt Disney e conseguiu. Para nós mostrou um pouco da pré-produção de alguns desenhos e em primeira mão o longa-metragem, que será lançado em 2006 do Asterix e Obelix.

Com soluções exploradoras para a internet, a penúltima palestra foi uma mostra que o novo suporte internet não é apenas uma continuação do impresso. A internet nos oferece possibilidades enormes para que possamos explorá-la de muitas maneiras. O pessoal da Grafikonstruct, representado por Teco, levou uma seleção de sites criativos, que inspiraram muitos e nos fizeram ver a proporção que é oferecida por essa nova dimensão.. (4)

Para encerrar, o pessoal da Lobo(5). Os caras são bons! Imaginam loucuras para os clientes mais tradicionais e gigantes. Faltou falarem mais da concepção das peças gráficas, mas mesmo assim foi uma ótima inspiração.

Claro que nada é perfeito e o preço para passar o dia inteiro na conferência foi um pouco salgado. Mas o conjunto da obra valeu a pena. Espero que outras iniciativas como essa, concebida pela Zupi(7) sejam constantes agora no nosso país. Os designers agradecem.

Para saber um pouco mais, acesse os sites abaixo.

1 www.cloning.com.br

2 www.submerso.com

3 www.academiadeanimacao.com.br

4 www.grafikonstruct.com.br

5 www.lobo.cx

6 www.zupi.com.br



Escrito por Viviane Lopes às 02h07
[   ] [ envie esta mensagem ]


[ ver mensagens anteriores ]




 



Meu perfil
BRASIL, Mulher, de 20 a 25 anos, Arte e cultura, Música
Histórico
  21/05/2006 a 27/05/2006
  25/12/2005 a 31/12/2005
  13/11/2005 a 19/11/2005
  30/10/2005 a 05/11/2005
  23/10/2005 a 29/10/2005
  09/10/2005 a 15/10/2005
  18/09/2005 a 24/09/2005


Outros sites
  eat art
  eat art fernanda
  eat art helio
  eat art liany
  eat art marina
  eat art silvana
  Cine Classic
Votação
  Dê uma nota para meu blog